Mensagens de conscientização foram exibidas antes dos jogos
Nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Recife e a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE) fizeram uma ação contra racismo e homofobia nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Futebol, Fut 7, Rugby 7 e X2.
Para conscientizar os atletas e a população, no início das partidas, os times entraram com faixas escritas “Racismo é crime” e “Homofobia é crime”.
A Prefeitura da cidade tem a plataforma “Recife sem Racismo”, que fortalece o combate ao preconceito racial. Lá, as vítimas encontram apoio com atendimento psicológico, assistencial e jurídico.
A plataforma também possibilita o registro de denúncias de crimes raciais, fornecendo dados estatísticos que embasam o desenvolvimento de políticas de igualdade racial.
Já para denúncias de LGBTfobia na cidade, a Prefeitura também separou um espaço no Conecta Recife. Por meio de um formulário online, é possível denunciar casos de preconceito e discriminação, já que a lei proíbe manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero, punindo os estabelecimentos públicos ou particulares, empresas ou organizações sociais que desrespeitarem as legislações.
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Futebol, Fut 7, Rugby 7 e X2 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, pela Prefeitura de Recife e pela Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE). Apoio: Ministério do Esporte. Patrocínio: Ícone e uhlsport.