Aos boleiros de plantão: que saudades! Quem aí lembra do JUBs Futebol e daria tudo para voltar para o evento? A competição aconteceu de 16 a 22 de maio em Rio Verde – GO e reuniu 6 universidades na categoria masculina – UNIP – FUPE/SP, UniRV – FGDU/GO, Uniateneu – FUCE/CE, Universo – FGDU/G, UniFTC – FUBE/BA, Unama – FEUP/PA – e três na feminina: Universo – FGDU/GO, Uniateneu – FUCE/CE e UniFTC – FUBE/BA.
Fotos: JP Rodrigues/Collab Clichê/CBDU
O JUBs Futebol é especialmente marcante para nós nesse 2021. É exatamente o evento que estávamos prestes a realizar em 2020 quando a pandemia se agravou pelo mundo; malas, estrutura, tudo pronto para a competição. Então poder consolidá-lo em 2021 é simbólico e extraordinário. O evento também seguiu a normativa de enfrentamento ao Covid-19 adotado em todos os eventos da CBDU ao longo do ano: teste de PCR para todos os participantes, uso de máscaras obrigatório (liberado apenas para atletas em campo) e realização sem a presença de público, no local somente atletas, comitê organizador, comissão técnica e imprensa.
E quem voltou para casa com o título de campeã foi a Universo – FGDU/GO, e com direito a dobradinha: medalha de ouro no masculino e no feminino! A final feminina foi contra a UniFTC – FUBE/BA, que abriu o placar da partida aos 22 minutos do primeiro tempo, em um gol da camisa 8, Iana Rosas. Porém, a Universo logo recuperou o fôlego, empatou o jogo e mais: virou! A equipe goiana marcou o primeiro gol aos 43 minutos com a camisa 10, Samara Guimarães. Após o intervalo, a atleta – artilheira da competição com 4 gols – marcou mais um aos 30 minutos. Jhulian Faria, número 7 do time goiano corou a vitória com um lance aos 35 minutos do segundo tempo. Vitória e medalha de ouro para a Universo, que terminou a partida com 3 gols, contra 1 da adversária UniFTC.
No masculino, a disputa pelo lugar mais alto do pódio foi entre a Universo – FGDU/GO e a UNIP – FUPE/SP. A partida foi bastante física, com as equipes marcando muito bem e diminuindo os espaços da oponente. O que a UNIP não esperava era que Marcos Santos estivesse em mais uma tarde inspirada. O atacante goiano foi fundamental para o triunfo da Universo: marcou dois gols e saiu como destaque da competição. Shimitz marcou o outro gol da partida, e com o resultado de 3 a 0, a Universo se sagrou campeã do JUBs Futebol 2021. A equipe ainda ficou com os títulos de defesa menos vazada com apenas 1 gol sofrido, e o artilheiro da competição, com Marcos Santos e seus 7 gols em 4 jogos.
Pódio feminino
1º Universo – FGDU/GO
2º UniFTC – FUBE/BA
3º Uniateneu – FUCE/CE
Pódio masculino
1º Universo – FGDU/GO
2º UNIP – FUPE/SP
3º Uniateneu – FUCE/CE
Quem será que ergue o caneco em 2022 em?!