Na tarde desta quarta-feira (14), a CBDU realizou a entrega de 1.816 absorventes, que foram doados pelas federações universitárias estaduais, à Secretaria da Mulher do Governo do Distrito Federal, através do programa CBDU Social. Os donativo serão encaminhados para a Casa da Mulher Brasileira, localizado na Ceilândia, em Brasília.
O espaço recebe mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atendimento humanizado, psicossocial e capacitação profissional. A Casa também centraliza o suporte às vítimas de violência doméstica, agilizando a resolução da ocorrência e define uma porta de saída para a crise, com o apoio da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Polícia Civil e do Tribunal de Justiça.
Giselle Ferreira, secretária da Mulher do DF, salienta que essa atitude faz a diferença na vida das mulheres que são acolhidas pela Casa.
“É importante a gente ter essa consciência. E receber esse apoio dos atletas dá dignidade feminina. Nós temos que incentivar cada vez mais as federações e a sociedade para se preocupar com o próximo. Essa é uma iniciativa ímpar que, com certeza, teremos muito mais”.
Coordenadora do programa da CBDU, Elaine Morellato, que também é presidente da Federação Universitária de Esportes Roraima (FUER), reforça que o papel das federações é muito importante para atingir o objetivo do programa.
“É muito importante o engajamento dos atletas, porque, nesse sentido, eles têm um papel transformador. É a educação aliada ao esporte. Um simples gesto como a doação de absorventes, que muitas mulheres não têm acesso, é de grande importância. Estamos felizes e a gente espera que tenha cada vez mais adesão de todos que fazem parte do esporte universitário”.
_________________
Os JUBs Seletivas são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal. Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.