Os membros do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária (STJDU) se reuniram virtualmente nesta sexta-feira, 1º de abril, para posse do mandato 2022-2026. Participaram da solenidade o presidente da CBDU, Luciano Cabral, e o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto.
O STJDU se baseia num sistema semelhante ao do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e do Poder Judiciário, e os membros são indicados pelos atletas, pelos árbitros, pelas Federações, pela própria CBDU e também pela OAB. Os casos a serem julgados podem vir de denúncias ou de fatos ocorridos em competições realizadas, sempre respeitado o contraditório e a ampla defesa.
– Quase todos os membros desse novo mandato passaram antes pelas comissões disciplinares, o que é excelente para o desporto universitário, porque são pessoas que iniciaram no nosso sistema e puderam ascender ao ápice da Justiça Desportiva Universitária. Nós reafirmamos nosso compromisso com a justiça e acreditamos que ela deve ser isenta e independente. Agradecemos também a todos que participaram da composição anterior, que foi muito importante num momento no qual a CBDU estava se consolidando – afirma Luciano Cabral, presidente da CBDU.
Em sua fala de abertura, o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, destacou que essa é a primeira vez que o STJDU conta com a presença de duas mulheres em sua formação – Ketlen Roque dos Anjos e Evellyn Rayssa Xabregas Nunes, reforçando o compromisso do desporto universitário em ter uma composição mais igualitária e abrangente. Além disso, a nova formação do STJDU também tem representação nacional, uma vez que conta com membros de todas as regiões do Brasil: norte, nordeste, centro oeste, sudeste e sul.
Confira a relação dos membros empossados:
Haroldo Guimarães Soares Filho – auditor
Ketlen Roque dos Anjos – auditora
Aurélio Alves Ferreira – auditor
Victor Lages Altavila Guerra – auditor
Evellyn Rayssa Xabregas Nunes – auditora
Paulo Cesar Santiago – auditor
Alberico Vieira de Melo Junior – auditor
Claudio Miguel Marques Longo – auditor
Eduardo José Almeida Duailibe – procurador