Os primeiros campeões dos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs) – Praia saíram diretamente das águas da Praia da Barra. Nesta quinta-feira (22), foi o dia do surf na competição e Cauã Nunes, da UniNassau-RE, e Letícia Cavalcante, da UniAteneu-CE, conquistaram o bicampeonato na categoria shortboard.
Na categoria longboard, o título ficou com a Isis Dragaud, da UNIRV-GO.
As disputas
A disputa masculina ficou entre Cauã e Raoni Rocha, da UniAteneu-CE, que perdeu por 10.10 a 9. O bronze ficou com o Guilherme Villas Boas, da Unesp.
No longboard feminino, Letícia tirou 9, enquanto Naire, que ficou com a prata, tirou 7.60.
O bronze ficou com a Isis, que, em compensação, foi campeã do shortboard com uma nota de 3.77 contra 0.50 de Ana Beatriz Pereira. Nesta categoria, apenas as duas competiram.
Sobre a Isis
A atleta, que é natural do Rio de Janeiro, mas, hoje em dia, estuda em Goiânia, surfa desde que se entende por gente.
O pai, que também é surfista e tem uma escola de surf, levava ela, ainda bebê, na corcunda em cima da prancha. Aos 8 anos, começou a se dedicar mais ao esporte. Hoje, aos 24, só consegue treinar quando vai ao RJ, mas segue competindo.
“Estou super feliz por ter participado, por ter tido essa oportunidade. Foi um tiro no escuro, porque tinha muito tempo que eu não surfava”, contou.
“Mas essa competição me deixou bem motivada. O pessoal me apoiou bastante, as outras competidoras que eu conheci também me apoiaram, fiz amizades… Foi uma experiência única”, finalizou.
Sobre a Letícia
Letícia, que tem 25 anos, descobriu o surf ainda criança, também quando tinha 8 anos. Desde então, vem alimentando essa paixão e, quando começou a cursar fisioterapia, surgiu o objetivo de competir no JUBs.
A atleta já é formada em fisioterapia, mas não largou os estudos. Agora, o foco é na pós-graduação em Traumato Ortopedia.
“Quando entrei na faculdade, eu tinha o objetivo de competir os campeonatos universitários. Mas, só depois de 5 anos que eu entrei, teve surf no JUBs. Foi lá no Maranhã e eu ganhei”, contou logo depois de receber o troféu de campeã no Rio de Janeiro.
“Mas fiquei muito feliz quando soube que ias ser no Rio. Sabia que ia ser uma finalização com chave de ouro, porque gosto muito do Rio e já tive bons resultados aqui. Estou muito feliz com esse bi. Tinham boas ondas, deu mais meninas este ano e foi uma disputa muito legal”, completou.
Sobre o Cauã
Cauã, hoje com 24 anos, começou a surfar com 5. Ele cursa direito e está na reta final do curso, no 8º semestre.
“Estou muito feliz de ter conquistado o bicampeonato no JUBs Praia. É sempre boa a sensação de chegar no alto do pódio, né? Porém, melhor ainda, é o processo para chegar lá”
“Eu vim de três derrotas do Taça Brasil, aí, quanto mais você perde, mais vontade você tem de ganhar. E isso foi uma engrenagem para ativar ainda mais. É uma sensação maravilhosa”, finalizou.
Relembre um trecho da entrevista do bicampeão no programa NSports U.
Correios apresenta JUBs Praia: os Jogos Universitários Brasileiros – Praia são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e pela Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Arcor, Baly, Ícone, Spalding, Soldiers e Tropical. Apoio: Governo Federal.