Deu onda! A terça-feira (25) marcou a estreia do surf nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia, em São Luís, no Maranhão. A modalidade foi muito celebrada entre os participantes, desde o anúncio nas redes socias da confederação, até a chegada dos atletas na cidade sede o evento. Depois do grande sucesso nas Olimpíadas de Tóquio, a CBDU decidiu também concretizar o desejo antigo de inserir o surf no cronograma da competição.
O modelo de disputa dos JUBs é simples. Composta por rounds formados por um determinado número de baterias (ou heats) de 2 a 4 surfistas cada, que buscam somar duas melhores notas entre as ondas surfadas. Cada onda é avaliada de 1 a 10 pontos. A CBDU credenciou atletas para o surf nas duas categorias – feminino e masculino.
A catarinense Manoela Ronnau, estudante de Educação Física da UDESC, comemora um estreia em dose dupla. “Eu nunca tinha participado antes. Sempre tinham outras modalidades, mas surf é a primeira vez, então eu estou muito feliz em estar sendo pioneira nesse esporte aqui no Maranhão”.
A atleta garantiu vaga para a final, que será realizada na sexta-feira (27).
_____________________
Os JUBs Praia 2023 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura Municipal de São Luís e Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME). Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.