Yasmim Lima se forma Cabo do Exército Brasileiro

No início do mês a atleta de judô Yasmim Lima esteve no Rio de Janeiro para o Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) no Exército Brasileiro. Após alguns exercicíos físicos, muito treinamento teórico e prático de sobrevivência e de tiro, ela agora é Cabo da Força Terrestre.

A judoca, que faz parte da Comissão de Atletas da CBDU, passou 20 dias no centro da Comissão de Desportos do Exército para a realização do estágio. Durante esse período, Yasmim seguiu uma rotina rigorosa; acordava diariamente às 4h da manhã e se deitava a meia noite. Durante o dia, as refeições eram feitas em aproximadamente 10 minutos, dependendo da missão proposta em seguida.

Yasmim participou da iniciativa devido ao seu alto rendimento no judô. E condicionamento físico foi um atributo indispensável para as atividades, que foram desde polichinelos e flexões, até treinamentos de sobrevivência na água e na selva. “Aprendemos a trabalhar em equipe, ter muito autocontrole, bastante disciplina, equilíbrio, foco e muita humildade”, explica. A atleta conta que também fazia parte do programa aulas teóricas e práticas sobre os aspectos das tarefas militares e um curso de paraquedismo.

A atleta, natural de Fortaleza – CE, relata que foram dias longos e muito corridos: “não dava tempo fazer nada e nem pensar em nada a não ser em tudo que estávamos vivendo e aprendendo ali”. Yasmim também afirma que durante os treinamentos aprendeu a manusear vários tipos de armamento, desde montar, desmontar, limpar e atirar.

Experiência única e uma das mais incríveis e importantes da minha vida. Acredito eu que todo brasileiro tinha que passar pelo exército brasileiro; lá você aprende valores que são muito importantes pra vida – finaliza a atleta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS